AMBLIOPIA

O que é?
Ambliopia ou “olho preguiçoso”, é a limitação em um dos olhos não foi utilizado corretamente nos primeiros estágios da infância. Ela ocorre por um problema na comunicação entre olho e cérebro, a região cerebral associada à visão não foi estimulada no momento ideal, em média, até os 8 anos e então “ignora” sua existência.
É estimado que entre 2 e 3% da população sofra deste tipo de dificuldade visual. Se não tratado na fase inicial da infância, o olho amblíope poderá deixar de desenvolver boa visão e tornar-se, mesmo funcionalmente, cego.
Sintomas:
Tanto o estrabismo quanto a variação de graus podem, não somente, deixar o olho desalinhado e sem foco, como também podem levar ao outro sintoma da ambliopia, que é a redução e/ou perda de visão.
Por consequência desse problema, o paciente passa a forçar a vista do olho bom e isso pode causar enxaquecas e desconfortos.
Tratamento:
Para o tratamento da Ambliopia, é necessária uma correção do estrabismo ou do grau do olho afetado com o uso de um tampão no “olho bom”, que seja capaz de forçar a vista do outro olho, para que desenvolva corretamente.
Também podem ser indicados o uso de óculos ou lentes de contato para auxiliar na questão do grau e colírios para higienizar nesse processo. Quando há casos com presença de glaucoma e catarata, podem ser indicados procedimentos cirúrgicos e mudanças na dieta.